Uma viagem pela diversidade

Depois de quase 12 meses nas teias da rede dos pontos de cultura, o Frutos do Brasil – Juventude em Debate lança esta revista para compartilhar algumas das experiências dos Pontos envolvidos com o projeto e ampliar ainda mais o debate sobre juventude e participação com outras organizações, Pontos de Cultura e interessados.

Foram realizadas formações, encontro, visitas, debates, ações de comunicação com cerca de 40 pontos de cultura. Em todos os momentos o debate sobre a condição juvenil e sua participação foram estimulados.

Todos os materiais produzidos pelo Projeto Frutos do Brasil têm a intenção de iluminar experiências, pois acreditamos que é a através do reconhecimento do percurso, dos erros e acertos que podemos extrair os saberes e aprendizados de iniciativas. Esta revista não foge à regra. Por isto, a equipe do Frutos se dividiu e visitou oito Pontos de Cultura que participaram dos encontros formativos e produziu um relato em primeira pessoa de cada um dos locais visitados.

Agora, convidamos você a entrar nesta viagem conosco. Começando na Barra do Ribeira, no litoral paulista, com os jovens caiçaras e sua luta pela preservação de suas tradições. Também lutando para manter suas tradições, encontramos, no meio da cidade do Rio de Janeiro, os jovens da Serrinha, que lutam por sua ancestral cultura jongueira. Lá no Piauí, em Teresina, os jovens se apropriam do espaço do Ponto de Cultura para discutir política, meio ambiente, trabalho, educação e tudo aquilo que lhes diz respeito. Coisa parecida com que fizeram os jovens de Cataguases, em Minas Gerais, os quais chegaram a elaborar um documento que foi entregue para autoridades da cidade. Já em Maceió, os jovens alagoanos se utilizam das tecnologias midiáticas para assumir o seu protagonismo e o protagonismo de suas comunidades em vídeos e fotos. Em Manaus, os jovens debateram e sistematizaram demandas e soluções para suas realidades, resultando numa carta entregue à Câmara Municipal da cidade. No interior de São Paulo, em Itu, jovens com deficiência nos mostram que grandes conquistas podem se apresentar em coisas muito mais simples do que imaginamos e que o construir um mundo melhor é também uma questão de perspectiva. A viagem termina em Roraima, lá em Nova Colina, onde o poder de mobilização dos jovens resultou no primeiro e único complexo cultural da comunidade.

Durante esta viagem, você poderá perceber o potencial de debate sobre juventude dentro da rede dos pontos de cultura. E verá que este é um grande ponto em comum no meio de tanta diversidade cultural.

Mas não é só. Também apresentamos vinte outras experiências, de jovens de outros Pontos de Cultura, que, também a partir das provocações do Plano de Mobilização sugerido pelo Frutos do Brasil – Juventude em Debate, construíram grandes histórias.

Além disso, nesta versão digital há algumas palavras e expressões, que tem relação com o universo de cada uma dessas histórias. Também há fotos e vídeos que ajudam a dar cores e sons a cada uma das histórias.

Boa viagem!

Fabio Munhoz e Leonardo Trielli
Equipe Frutos do Brasil

Anúncios

3 comentários sobre “Uma viagem pela diversidade

  1. Isso é educação, adentrar na cultura local e envolver seus protagonista
    informando, debatendo e agindo. Assim, é possível imaginar daqui, que o Projeto Frutos do Brasil está formando brasileiros consciente da riqueza da sua nação e do seu papel como agente na construção de um Brasil unido nas diferenças e justo nos direitos e deveres dos cidadãos. Este projeto me faz lembrar do educador Paulo Freire. Parabéns!!

  2. Gostei muito sobre essa materia.Minha profesora Vanderleia sorteiou 3 textos e eu peguei sobre Neide Duarte e ostei muito!!! Pamela São Bento do Sapucaí SP!!!22/06/2010 09:02hs.

  3. É extraordinária essa obra que estão construindo com jovens de todos os pontos do Brasil: criatividade social, participação cívica, valores éticos. É por aí que se resiste à desumanização gerada por uma globalização assente apenas no lucro desmesurado para alguns (poucos) e se demonstra que outro mundo é realmente possível.
    Vocês aí são um exemplo para acordar esta Europa adormecida por facilidades a mais, durante muitos anos, mas a entrar em crise grave nos últimos tempos.
    Força aí! E muitos mais e belos êxitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s