História

A Aracati – Agência de Mobilização Social, em parceria com a Fundação W.K. Kellogg, iniciou em 2004 o desenvolvimento do Projeto Frutos do Brasil, com o objetivo principal reconhecer a existência e dar visibilidade a experiências de mobilização e participação juvenil.

Para isto, a principal estratégia foi produzir um livro e um documentário capazes de retratar a realidade de diferentes grupos de jovens. As 8 histórias retratadas foram selecionadas a partir de uma consulta pública e a difícil tarefa de registrar e compartilhar estes diferentes universos coube à jornalista Neide Duarte.

O processo de produção não se restringiu somente à coleta de imagens, horas em ilha de edição e transcrições. Foram inúmeros aprendizados, encontros de troca, depoimentos, novas parcerias e a certeza da capacidade das histórias mobilizarem outros jovens, organizações, debates e mudanças.

Nesta primeira fase do projeto foi construído um banco de dados com mais de 160 histórias de mobilização juvenil, realizado encontro de intercâmbio entre os grupos selecionados e distribuído gratuitamente 5 mil exemplares do livro Frutos do Brasil – Histórias de Mobilização juvenil para escolas, bibliotecas comunitárias, bibliotecas nos metrôs de SP, bibliotecas rurais, quilombolas e na Amazônia, grupos juvenis, centros acadêmicos, organizações da sociedade civil, governos federal e estaduais.

Fundação W.K.Kellogg

Criada nos Estado Unidos pelo pioneiro da indústria de cereais Will Keith Kellogg, a fundação Kellogg é hoje uma das maiores financiadoras privadas do mundo, com doações nos Estados Unidos, América Latina e Caribe, Sul da África, entre outras regiões. Sua missão é apoiar crianças, famílias e comunidades nos seus esforços para criação e fortalecimento de condições que estimulem meninas e meninos em situação de vulnerabilidade a se desenvolverem como indivíduos e como pessoas que contribuem para a comunidade e a sociedade em geral.A partir do final de 2008 a Fundação W.K. Kellogg inicia uma nova programação para a América Latina, geograficamente focada agora no México e no Nordeste do Brasil. No caso do Nordeste brasileiro o seu novo foco de atuação para os próximos anos terá a ver com os temas da equidade racial e da inclusão social, e suas interações com nossa missão focada na infância e da juventude nordestina.

Neide Duarte, a jornalista poeta

Neide Duarte é jornalista formada pela Faculdade de Comunicação e Artes Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Depois de trabalhar por 3 anos como repórter do jornal Folha de São Paulo, ingressou na Rede Globo. Ficou por 16 anos fazendo matérias especiais para o Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter. Antes de voltar como repórter especial para a Globo, onde esta atualmente, Neide apresentou e dirigiu o Programa Caminhos e Parcerias da TV Cultura. Viajou o Brasil contando histórias de projetos sociais e recebeu 11 prêmios nacionais e reconhecimento internacional pelas suas matérias.

Início das atividades com a rede dos pontos de cultura

Em 2008, o Projeto Frutos do Brasil se associa ao Programa Cultura Viva e amplia suas atividades para a rede dos Pontos de Cultura. A idéia era, utilizar o Kit do projeto (livro, documentário e material de apoio com sugestões de metodologia) e ministrar formações presenciais para ampliar o debate sobre a condição juvenil nas diferentes comunidades onde os Pontos estão inseridos e promover a participação dos jovens na solução e construção de uma nova realidade.

Principais ações do Frutos do Brasil – Juventude em Debate

# Formação de 40 pontos de cultura e 80 agentes de mobilização
# 30 cidades de 16 estados envolvidos
# Elaboração, acompanhamento e apoio financeiro aos planos de mobilização
# 142 atividades realizadas pelos Pontos de Cultura da Rede Frutos do Brasil a partir dos planos de mobilização. Foram discutidos 12 temas relacionados à condição juvenil – tais como educação, geração de renda, meio ambiente – que geraram diversos produtos audiovisuais, exposições, festivais, seminários, documentos para o poder público etc.
# Desenvolvimento de um site colaborativo para acompanhamento e divulgação das atividades da rede Frutos do Brasil – Juventude em Debate (www.frutosdobrasil.wordpress.com)
# Disponibilização de todo o material do Kit Frutos do Brasil (livro, documentário e material de apoio) para download no site – http://www.frutosdobrasil.wordpress.com)
# Envio de 8 boletins eletrônicos para mais de 30 mil pessoas
# Apoio à realização de cinco curtas metragens elaborados por jovens sobre o tema Juventude e Participação
# Impressão de 2 mil exemplares da 2ª edição do Livro Frutos do Brasil
# Desenvolvimento de um material de apoio com sugestões de atividades
# Participação no debate sobre ações do Programa Cultura Viva no TEIA Brasília 2008
# Distribuição de mais de 1.200 kits Frutos do Brasil para a rede de Pontos de Cultura e outras organizações da sociedade civil
# Distribuição de mais de 11 mil cópias do DVD encartados na revista Onda Jovem
# Aproximadamente 50 reportagens veiculadas em diferentes mídias de todo o Brasil

Anúncios