TV Ovo

Oficina de Vídeo – TV OVO
Ponto de Cultura Espelho da Comunidade
Pça. Saldanha Marinho s/n, Casa de Cultura, sala 16 – Santa Maria, RS
www.fotolog.terra.com.br/pcespelho

O objetivo do plano de mobilização foi promover o encontro entre os jovens que compõem a TV OVO para a discussão especificas de problemáticas da Juventude. Tendo como base as resoluções da 1° Conferência Nacional de Juventude buscamos desenvolver os quadros do programa mensal de 30 minutos que vai ao ar no projeto “TV OVO no Ônibus”, parceria firmada com o transporte coletivo de Santa Maria – RS e demais peças audiovisuais para exibição no canal público TV Câmara, aos finais de semana. Acreditamos assim que as discussões internas e a exibição posterior do produto audiovisual possibilita chamar a atenção para as proposições da juventude , além de atingir essa parcela da população que em Santa Maria permanece sem atenção especifica.

Participar do projeto Frutos do Brasil foi uma experiência nova e muito gratificante. Unir jovens, para debater temas como participação politica, uso do tempo livre , atitudes solidárias e mídia , temas eleitos a partir de nossas vivências e que ainda resultaram em produções audiovisuais. A maior alegria desse trabalho não está no resultado “material” e sim no processo colaborativo, que esteve a frente de todas as atividades. Os temas a serem debatidos em cada encontro, o momento de unir atividades de exibições a esses momentos, a necessidade no meio do caminho de uma capacitação nova – a oficina de animação (integralmente realizado com ferramentas livres e roteiro colaborativo) – a pré-produção, gravação e edição das matérias foi totalmente pensada por esse grupo.

Debatemos, assistimos ficções e documentários, recortamos papel e sujamos a mão de tinta e cola para produção do cenário da animação, agendamos e realizamos entrevistas nos bairros e nos inteiramos da realidade da nossa comunidade, produzimos textos colaborativos que foram do roteiro à elaboração do off, Essa experiencia de unir o audiovisual, aos temas das Conferência da Juventude e uma gestão colaborativa do processo foi a nossa estrategia de trabalho e a efetivação do nosso plano de mobilização.

Francelle Cocco, coordenadora do Pontão de Cultura FOCU, da TV OVO

Anúncios