Catavento

Catavento Comunicação e Educação Ambiental
Ponto de Cultura Dois Dedos de Prosa
Rua Costa Barros 1088, casa 14, Centro – Fortaleza, CE
www.catavento.org.br

Aproveitando o trabalho de mapeamento nos assentamentos de reforma agrária, o Catavento montou um plano que objetivava fortalecer o grupo de jovens do assentamento Muxuré Velho, por meio de atividades que debatam e coloquem em prática a participação dos jovens nas políticas de participação na comunidade de São João Velho, além do fortalecimento da identidade juvenil.

Para chegar nesta meta, as primeiras etapas – sensibilização e conhecimento da realidade da juventude local – foram feitas simultaneamente. Eles fizeram uma pesquisa para saber como pensam e o que desejam estes jovens. O questionário, no entanto, foi feito em conjunto com os pesquisados, como resultado de rodas de conversas e debates.

Com a sistematização da pesquisa em mãos, o Catavento quis dar voz a esta juventude. Com formações em técnicas de produção de rádio, foi produzido um rádio-documentário, com coleta de histórias de jovens.

Com tudo pronto, a idéia foi distribuir os materiais de áudio nas comunidades, pontos de cultura e rádios locais e na internet. A última fase é a da discussão. O objetivo já fora alcançado, mas o plano foi apenas um embrião. Agora, eles pretendem debater tudo o que eles aprenderam até o fim, escolher projetos e discutir como realizá-los.

E visite também o blog do pessoal: http://www.grupojovensdofuturo.blogspot.com/

Anúncios